Hoje iniciamos a nossa carteira de investimentos. Trata-se de uma carteira educativa, ou seja, os aportes realizados nela não deverão ser considerados recomendações de compra, ou de venda, de qualquer ativo.
O objetivo da carteira do blog será estritamente educacional, e o seu intuito será mostrar a você, na prática, ao longo dos meses, e dos anos, como se investir bem e de forma consistente.
Nos acompanhe nessa jornada e se torne um investidor melhor!
Alocação Estrutural
Para tal, utilizaremos a metodologia denominada asset allocation, já apresentada em nosso blog por meio do artigo “Asset Allocation: A poderosa estratégia de investimentos”. Para a elaboração de nossa carteira foi definida uma alocação estrutural, onde foi determinado um percentual de 40% para renda fixa, 20% para fundos imobiliários, 20% para ações e 20% investimentos no exterior (stocks, reits, treasury).
Essa será a estrutura que norteará os nossos aportes mensais.
Aportes
Simularemos aportes mensais no montante de R$1.000,00 (em média), em torno do dia 20 de cada mês.
Além desse valor, todos os dividendos recebidos na carteira também serão reinvestidos.
Eventualmente poderemos realizar aportes adicionais, no intuito de simular situações reais que podem ocorrer com vocês, tais como: Recebimento de Férias, Décimo Terceiro, Venda de algum bem, etc. Dessa forma, você também aprenderá a como proceder nos meses em que você, eventualmente, tenha mais dinheiro disponível para investir.
Prazo
A carteira não tem um prazo de validade. O seu objetivo será de longo prazo. E também não pretendemos realizar muitos giros no portfólio. Lembre-se que: investimento é igual sabonete, quanto mais mexe, menor fica!
Priorizaremos sempre investir em boas empresas, com histórico de lucros e de pagamentos de dividendos. No exterior o foco será principalmente em boas empresas, com histórico de recompras de ações, e que tenham gerado valor para os acionistas ao longo do tempo.
Os investimentos no exterior serão realizados via BDR. Oportunamente falaremos sobre as vantagens e desvantagens de investir via BDR, ou diretamente no exterior.
Gostou do nosso conteúdo? Salve o nosso site em seus favoritos e nos acompanhe nas redes sociais.
Equipe Sago Investimentos
DISCLAIMER: Esse artigo não se trata de recomendação de compra ou de venda de qualquer ativo do mercado financeiro. Esse conteúdo representa apenas a nossa opinião sobre economia, investimentos e o mercado financeiro.
Comments