Serviço de transferência bancária entre instituições financeiras diferentes deixará de ser oferecido nesta segunda-feira (15)
Publicado em 15/01/2024
O Documento de Ordem de Crédito (DOC), modalidade de transferência bancária entre instituições financeiras diferentes, chega ao fim nesta segunda-feira (15), após 40 anos de existência.
O serviço, que perdeu espaço para o Pix, sistema de pagamentos instantâneos, deixará de ser oferecido pelos bancos, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
DOC chega ao fim nesta segunda-feira
Após 40 anos de existência, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) chega ao fim nesta segunda-feira (15), às 22h.
O serviço de transferência entre instituições financeiras diferentes deixará de ser oferecido pelos bancos, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
O DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central e, durante anos, foi uma das principais formas de transferência bancária no Brasil.
No entanto, nos últimos anos, o serviço perdeu espaço para o Pix, sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo BC em 2020.
Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.
Já o Pix registrou 17,6 bilhões de operações no mesmo período, representando 47,4% do total.
Além do Pix, o boleto bancário também é uma opção mais utilizada que o DOC. Em 2023, foram realizadas 2,09 bilhões de operações com boletos, o que representa 56,2% do total de transações feitas no período.
A TED, outra modalidade de transferência entre instituições financeiras diferentes, também continua sendo um serviço relevante.
Em 2023, foram realizadas 448 milhões de operações com TED, representando 12,4% do total de transações feitas no período.
O encerramento do DOC é uma mudança significativa no cenário bancário brasileiro. O serviço foi um marco na história das transações financeiras no país, mas foi superado por tecnologias mais modernas e eficientes.
Gostou do nosso conteúdo? Salve o nosso site em seus favoritos e nos acompanhe nas redes sociais.
Sago Investimentos
DISCLAIMER: Nossos artigos não se tratam de recomendação de compra ou de venda de quaisquer ativos do mercado financeiro.
Comments