NEOE3: Energia renovável puxa avanço, com destaque para eólica e solar
A Neoenergia, código de negociação NEOE3, uma das maiores empresas de energia do Brasil, divulgou nesta quinta-feira (15) seus resultados do 4º trimestre de 2023.
O crescimento da Neoenergia observado no 4T23 foi impulsionado pela maior geração de energia renovável, principalmente eólica e solar.
Neoenergia apostou em geração de energia renovável e cresceu 10,1% no 4T23
A empresa registrou um crescimento de 10,1% na energia injetada no período, totalizando 22.176 Gwh. O crescimento foi impulsionado pela maior geração de energia renovável, principalmente eólica e solar.
A energia eólica gerou 1.382 GWh no 4T23, um aumento de 37,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. A energia solar gerou 70 GWh, um aumento de 8,0%.
A energia térmica também apresentou crescimento, com 85 GWh gerados no 4T23, enquanto no ano anterior não houve geração.
Porém, a geração hídrica no quarto trimestre de 2023 foi de 668 GWh, o que representa uma redução de 60,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Essa queda foi causada pela permuta de ativos com a Eletrobras, que reduziu a disponibilidade de usinas hidrelétricas. No ano, a geração hidrelétrica também foi menor devido ao menor despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à menor afluência.
No segmento de distribuição, a Neoenergia registrou um crescimento de 7,9% na energia distribuída, totalizando 18.969 GWh. O crescimento foi impulsionado pelo aumento da demanda de energia no Brasil.
Todas as distribuidoras da Neoenergia registraram crescimento na energia distribuída no 4T23.
Com os resultados do 4T23, a Neoenergia registrou um crescimento de 5,0% na energia injetada total no acumulado de 2023, totalizando 82.411 GWh.
A energia injetada é a energia produzida por todas as fontes de geração da empresa e que é entregue ao Sistema Interligado Nacional (SIN) ou aos sistemas isolados.
A energia distribuída é a energia que é entregue aos consumidores pela rede de distribuição da empresa.
O crescimento da energia injetada e da energia distribuída é positivo para a Neoenergia, pois representa um aumento da receita da empresa.
Cotação NEOE3
As ações da Neonergia, código NEOE3, encerraram o pregão de 15/01/2024 cotadas a R$21,11, o que representa uma alta de 43,70% nos últimos 12 meses.
Gostou do nosso conteúdo? Salve o nosso site em seus favoritos e nos acompanhe nas redes sociais.
Sago Investimentos
DISCLAIMER: Esse artigo não se trata de recomendação de compra ou de venda das ações da Neoenergia (NEOE3), ou de qualquer ativo do mercado financeiro.
Comments