Melhora nas Perspectivas é Impulsionada por Queda nas Taxas de Juros e Expectativa de Redução na Inadimplência
Os bancos brasileiros estão otimistas em relação ao crescimento do crédito em 2024, revela a mais recente Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban.
De acordo com o levantamento realizado entre os dias 20 e 22 de dezembro com 18 instituições financeiras, a projeção para a carteira de crédito total passou de 8,3% para 8,5%, indicando uma melhora nas expectativas em comparação com as previsões anteriores.
A pesquisa, conduzida a cada 45 dias, após a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, evidencia um cenário mais positivo para o crédito em 2024.
A expectativa de crescimento na carteira livre subiu de 8,2% para 8,4%, enquanto a direcionada avançou de 8,5% para 8,6%.
Queda nas Taxas de Juros
Essas projeções são impulsionadas pela redução das taxas de juros e pela perspectiva de melhoria nos índices de inadimplência, indicando uma possível aceleração do crédito no próximo ano.
Para 2023, as previsões apontam uma expansão mais moderada, com um crescimento de 6,9% na carteira total, abaixo dos 7,4% estimados na edição anterior. As expectativas para a carteira livre em 2023 diminuíram, passando de 6,1% para 5,2%, enquanto na direcionada, houve um aumento de 8,8% para 9,5%.
Mercado de Crédito
Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, destaca que o mercado de crédito experimentou uma desaceleração em 2023, influenciada pela política monetária contracionista, aumento da inadimplência e eventos negativos no setor corporativo.
No entanto, as perspectivas são mais otimistas para 2024, quando se espera uma retomada no crescimento do crédito, sustentada pela queda das taxas de juros e melhoria nos índices de inadimplência.
A pesquisa também abordou outras variáveis econômicas.
Taxa Selic
Quanto à taxa Selic, a maioria dos participantes considera adequada a sinalização de cortes de 0,50 ponto percentual nas próximas reuniões do Copom.
Há uma expectativa de que a taxa Selic encerre 2024 abaixo de 9,25% ao ano.
Câmbio (Dólar)
Em relação à taxa de câmbio, é esperada alguma desvalorização do real até meados de 2024, retornando ao patamar de R$/US$ 5,00.
PIB
Quanto à atividade econômica, a maioria acredita que o PIB deve crescer em torno de 1,5% em 2024, e metade dos participantes projeta que a inflação tende a seguir em desaceleração, fechando 2024 abaixo de 4,0%.
Juros nos EUA
Internacionalmente, a pesquisa indica que 72,2% dos entrevistados esperam que os cortes de juros nos EUA comecem no segundo trimestre de 2024.
Em síntese, a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban aponta para um cenário promissor nos mercados financeiros brasileiros em 2024.
Carteira de Crédito
Com uma projeção de crescimento de 8,5% na carteira de crédito total, os bancos expressam otimismo impulsionado pela redução das taxas de juros e perspectivas favoráveis de redução na inadimplência.
Ainda que 2023 seja marcado por um crescimento mais moderado, influenciado por fatores como a política monetária contracionista, a expectativa é de uma retomada no mercado de crédito em 2024.
Além disso, a pesquisa abordou variáveis como a taxa Selic, câmbio, atividade econômica e juros nos EUA, oferecendo uma visão abrangente das expectativas para o próximo ano.
Gostou do nosso conteúdo? Salve o nosso site em seus favoritos e nos acompanhe nas redes sociais.
Sago Investimentos
DISCLAIMER: Nossos artigos não se tratam de recomendação de compra ou de venda de quaisquer ativos do mercado financeiro. Nosso conteúdo representa apenas a nossa opinião sobre investimentos e o mercado financeiro. Destaque-se que os nossos artigos podem conter links de afiliados. É importante ressaltar que só recomendamos produtos ou serviços que confiamos e que agreguem valor aos leitores.
Comments