O preço do Bitcoin alcançou seu nível mais alto em mais de seis semanas após Donald Trump declarar que acabaria com a "perseguição" à indústria de criptomoedas se vencer a eleição presidencial dos EUA.
A criptomoeda subiu mais de 3% na segunda-feira, atingindo cerca de $69.745, o maior valor desde 12 de junho, quando a moeda era negociada a mais de $69.800.
Principais pontos
Apoio de Trump: Durante a convenção Bitcoin 2024 em Nashville, Tennessee, Trump prometeu tornar os EUA líderes mundiais em criptomoedas e adotar uma postura mais favorável ao Bitcoin do que sua rival, Kamala Harris.
Regulamentação: Trump afirmou que demitiria o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, no primeiro dia de sua presidência, caso fosse eleito.
Conselho Consultivo: Ele também prometeu criar um conselho consultivo presidencial de criptomoedas e estabelecer um "estoque" nacional de Bitcoin.
Reação do mercado: O preço do Bitcoin subiu 3,3% nas últimas 24 horas, atingindo $69.645,2.
Promessas de Trump
Trump declarou que, se eleito, acabaria com a "cruzada anti-cripto" de Joe Biden e Kamala Harris. Ele enfatizou a importância de os EUA abraçarem a tecnologia de criptomoedas para não serem superados pela China e outros países.
Ele também prometeu demitir Gary Gensler, presidente da SEC, que é conhecido por seu ceticismo em relação às criptomoedas. Gensler aprovou fundos negociados em bolsa (ETFs) que acompanham o preço do Bitcoin, mas também lançou mais de 40 ações de fiscalização relacionadas a criptomoedas desde 2023.
Reação do Mercado
Inicialmente, o mercado reagiu de forma negativa ao discurso de Trump, especialmente porque ele não prometeu explicitamente uma reserva nacional. No entanto, os compradores entraram em ação logo após seu discurso, fazendo o preço do Bitcoin subir.
Perspectivas Futuras
A corrida presidencial entre Trump e Harris promete ser acirrada, com Harris ainda não delineando planos claros para a regulamentação de criptomoedas. No entanto, dado seu passado como promotora com experiência em fraudes financeiras, é provável que ela continue a repressão do governo às criptomoedas.
O preço do Bitcoin se beneficiou da especulação sobre uma presidência de Trump, recuperando-se nas últimas duas semanas de baixas de quatro meses. No entanto, ganhos adicionais ainda são incertos, especialmente com a mobilização das participações de Bitcoin da exchange de criptomoedas Mt Gox para distribuição.
Impacto em Outras Criptomoedas
Os preços das criptomoedas em geral avançaram com a perspectiva de regulamentações mais favoráveis nos EUA. A especulação sobre cortes nas taxas de juros nos EUA, antes de uma reunião do Federal Reserve esta semana, também apoiou ativos de risco.
Ethereum: Subiu 4,8%, atingindo $3.375,63.
Outras criptomoedas: Avançaram entre 0,8% e 6%.
Tokens de meme: Dogecoin subiu 3,4% e Shiba Inu aumentou 2,1%.
Fontes
Veja também:
Gostou do nosso conteúdo? Salve o nosso site em seus favoritos e nos acompanhe nas redes sociais.
Receba nosso conteúdo mais atualizado no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o nosso canal: https://t.me/sagoinvestimentos
Sago Investimentos
DISCLAIMER: Nossos artigos não se tratam de recomendação de compra ou de venda de quaisquer ativos do mercado financeiro. Nosso conteúdo representa apenas a nossa opinião sobre educação financeira, investimentos e o mercado financeiro. Destaque-se que os nossos artigos podem conter links de afiliados. É importante ressaltar que só recomendamos produtos ou serviços que confiamos e que agreguem valor aos leitores.
Comments