top of page
Post: Blog2 Post
Livros até R$20
Foto do escritorSago Investimentos

O fim da Recuperação Judicial da Oi está se aproximando? Chegou o momento de investir na empresa?

Atualizado: 8 de ago. de 2022


O fim da Recuperação Judicial da Oi está se aproximando? Chegou o momento de investir na empresa?

A Oi, empresa de telecomunicações brasileira, ações de código de negociação OIBR3 e OIBR4, e valor de mercado de 3,6 bilhões de reais, anunciou nesta semana, por meio de fato relevante, que recebeu uma proposta da NK 108, empresa subsidiária da Highline no Brasil, para a aquisição de oito mil sites de infraestrutura de sua operação fixa pela quantia de 1,7 bilhão de reais.


Estima-se que essa operação deva ser concluída até o final deste ano. Do valor total da proposta, o montante de 1,1 bilhão de reais seriam pagos até a data de fechamento da transação, e os 600 milhões de reais restantes seriam pagos até o ano de 2026.


Na última terça-feira (02/08/2022), após a notícia da possível venda de ativos, que não estava no radar dos investidores, as ações da empresa chegaram a subir 6%.


Recuperação Judicial


A empresa encontra-se em recuperação judicial desde 2016. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro já se manifestou durante o mês de julho deste ano sobre a possibilidade do fim da recuperação judicial da Oi, concordando com o encerramento do processo.


Porém, apresentou algumas ressalvas, tais como a avaliação de fatores técnicos pelo juiz responsável pelo caso.

Dessa forma, há cada vez mais chances da Recuperação Judicial da empresa se encerrar ainda durante este mês de agosto.

Venda de Ativos


A estratégia da empresa é de vender os ativos, reforçar o seu caixa, e continuar os utilizando por meio de um contrato de locação/arrendamento. Esse tipo de operação é conhecida por “sale-leaseback”.


Próximos Resultados


A divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2022 será no dia 11/08/2022, após o fechamento do mercado. A conferência de apresentação de resultados será no dia 12/08/2022 às 11 h no horário de Brasília.

É o momento de investir na empresa?

As ações da empresa já caíram 52,17% nos últimos 12 meses. Já para os últimos 5 anos a queda foi ainda maior, de 81,61%.

O reforço de caixa oriundo da venda de ativos ajudará no processo de turnaround da empresa.

Porém existem diversos fatores que devem ser considerados pelos investidores antes de investir na empresa, tais como o seu alto endividamento e a baixa geração de caixa operacional.

Ressalte-se que a tese de investimento na Oi é de risco elevado por tratar-se de um case de turnaround.

Considerando as diversas oportunidades de ativos descontados, com elevados Yields, disponíveis neste momento de mercado, o Custo de Oportunidade de se investir nas ações Oi se torna alto, e deve ser cautelosamente analisado pelos investidores.

Dessa forma, acreditamos que existam opções melhores para se investir neste momento, mas continuaremos monitorando a tese de investimento na empresa.


Para os investidores que decidam investir na empresa, sugerimos que o realizem com prudência, por meio da alocação de um pequeno percentual de sua carteira, no intuito de se protegerem contra uma eventual perda permanente de capital significativa.


Este artigo não se trata de recomendação de compra ou venda das ações da Oi (OIBR3 / OIBR4).

Gostou do conteúdo? Salve o nosso site em seus favoritos e nos acompanhe nas redes sociais.

Equipe Sago


DISCLAIMER: Esse artigo não se trata de recomendação de compra ou de venda das ações da Oi (OIBR3 / OIBR4), ou de qualquer ativo do mercado financeiro. Esse conteúdo representa apenas a nossa opinião sobre investimentos e o mercado financeiro.

Comments


Inscreva-se Grátis

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo. Seja o primeiro a receber as últimas notícias e atualizações sobre investimentos e educação financeira.

Obrigado por se inscrever!

Livros em Oferta na Amazon
bottom of page